Quantas vezes na nossa vida somos vítimas da inveja de pessoas com quem somos obrigados a conviver?

Então? O que é a inveja? Quem é a pessoa invejosa?

caracteristicas-de-um-invejoso-750x400

A inveja é o desejo desenfreado por qualidades, posses, status ou habilidades de outra pessoa.

A inveja existe e está presente em todos os aspetos da vida do ser humano, manifestando-se em todas as vertentes do nosso dia-a-dia.

Entre amigos, colegas ou até familiares, são frequentes as invejas motivadas por comparações desfavoráveis do status de uma pessoa em relação à outra. Aliada ao ciúme, à mágoa, à falta de autoestima ou à falta de iniciativa em conseguir obter o que os vitoriosos obtêm, o invejoso – sendo uma pessoa frágil – rende-se à sua própria insignificância provocando, muitas vezes, graves prejuízos na vida do outro. A crítica é um exemplo, sendo das máscaras da inveja a mais subtil e, ao mesmo tempo, a mais evidente. Isto porque, sempre que se calunia alguém (ou se critica esse alguém de uma forma destrutiva) é porque existe um complexo de inferioridade em relação a esse “alguém”.

Daí essa imensa necessidade em falar mal da pessoa que tanto se inveja!

Mas porque não viver bem com o sucesso dos outros? Habitualmente, a inveja é formada a partir do momento em que as qualidades do outro são comparadas, faltando uma avaliação das nossas próprias qualidades. Estes sentimentos de grande frustração e de inferioridade são gerados pelo facto de a pessoa não ser capaz de realizar ações minimamente úteis para si e para os outros, consolidando-se assim o complexo de inferioridade relativamente à pessoa invejada. O invejoso compara as suas qualidades psicológicas, morais, sociais ou espirituais com as do outro e/ou compara as suas posses materiais (a casa, o carro, a roupa, o dinheiro…) com as posses materiais do invejado.

inveja-5

A própria sociedade em que vivemos tem também responsabilidades neste processo: desde muito cedo somos comparados com aquela que é mais bonita ou com aquele que tira melhores notas na escola, por exemplo.

A inveja não é mais do que um sentimento de inutilidade que gera uma revolta por não sermos exatamente como os outros são.

Quantas são as vezes que reparamos o tom de desinteresse e incómodo por parte das pessoas, quando falamos em algo positivo que nos aconteceu? E quantas vezes contamos uma tragédia que se passou connosco ou com outra pessoa que, pelo contrário, desperta o interesse de todos?

662755_156876

Cada pessoa tem as suas potencialidades e peculiaridades que a podem tornar vitoriosa. Assim, é ela que reconhece as suas próprias capacidades e é este reconhecimento que lhe permite a valorização pessoal.

Assim, quem sai mais prejudicado da inveja não são os outros, mas quem inveja.

A inveja é destrutiva, corrói a autoestima, destrói o crescimento individual, destruindo a sua autoaceitação já que não produz mudanças favoráveis ao desenvolvimento do invejoso, enquanto pessoa. Contaminado pelo ódio, o invejoso aproveita-se da “projeção”, tornando más as pessoas que são boas. Como não consegue obter o que o invejado consegue, faz com que as qualidades da pessoa invejada fiquem escondidas, uma vez que não as quer perceber e, muito menos, admitir perante os outros. Frustrado, negando os sentimentos negativos que há dentro de si, o invejoso coloca todo o tipo de sentimentos maus naquela pessoa que é o “objeto” da sua inveja.

No entanto, a  “inveja” pode ser positiva!

Quando tomamos alguém bem sucedido como exemplo, como referência para conseguirmos o que ele conseguiu: o Sucesso. Neste caso, devemos acreditar em nós mesmos, nas nossas próprias capacidades e determinar que vamos atingir o que nos propomos atingir: o Sucesso.

Anúncios

Deixe o seu comentário, por favor.

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s