Já se apercebeu que reflete muito mais sobre as coisas do que outras pessoas? Preocupa-se demasiado com o que os outros sentem? Dá mais atenção aos outros do que dá a si mesmo/a? Amua com facilidade quando lhe fazem uma crítica?

9-coisas-que-pessoas-altamente-sensiveis-fazem

Caso a sua resposta a estas perguntas seja “Sim.”, pode considerar-se uma pessoa extremamente sensível.  Porquê?

Veja aqui algumas das características das pessoas extremamente sensíveis e verifique se, na sua personalidade, se “encaixa” a maioria delas:

  1. sentem tudo de forma mais profunda.

Uma característica que distingue as pessoas altamente sensíveis é a habilidade de sentirem mais profundamente as coisas do que os seus pares, menos sensíveis. “Gostam de processar as coisas profundamente”, diz o Dr. Ted Zeff PhD, autor do livro “The Highly Sensitive Person’s Survival Guide” (O Guia de Sobrevivência da Pessoa Altamente Sensível) e de outros livros sobre pessoas híper sensíveis e acrescenta: “Elas são muito intuitivas e mergulham fundo em si mesmas para entender as coisas”.

images

  1. têm reações mais emotivas.

Pessoas com alto grau de sensibilidade reagem de forma mais intensa às situações.Por exemplo, elas demonstram mais empatia e sentem maior preocupação com os problemas de um amigo. Podem, também, ficar mais preocupadas sobre como outra pessoa irá reagir ao enfrentar um acontecimento negativo. Focam-se mais no outro do que nelas próprias.

  1. estão acostumadas a ouvir frases, como por exemplo: “Não leves isso tão a peito!” ou “Porque é que és tão sensível?”

Dependo da cultura, a híper sensibilidade pode ser percebida como uma vantagem ou como uma característica negativa, explica o Dr. Zeff. Em algumas das suas pesquisas, Zeff apercebeu-se que Homens extremamente sensíveis de determinados países – Tailândia e Índia, por exemplo – raramente ou nunca eram alvos de “brincadeiras”, enquanto os homens altamente sensíveis da América do Norte que ele entrevistou eram frequentemente ou sempre “gozados”.

  1. preferem fazer exercícios físicos sozinhas.

Pessoas extremamente sensíveis tendem a evitar desportos em grupo, pois têm a sensação de que todas as outras pessoas estão a observar cada movimento que elas fazem, diz Zeff. Nas suas pesquisas, quase todas as pessoas híper sensíveis entrevistadas por ele preferem praticar desportos individuais, como o ciclismo, a corrida e a caminhada e outros exercícios físicos que possam fazer na sua “Zona de Conforto”- a sua própria casa.

exercicios-para-fazer-em-casa

  1. demoram mais tempo para tomar decisões.

Pessoas altamente sensíveis possuem uma percepção maior das subtilezas e detalhes que poderiam dificultar a tomada de decisões. Ainda que não haja uma decisão “certa” ou “errada”, mesmo assim, pessoas extremamente sensíveis tendem a demorar muito mais tempo para escolher algo simples como escolher o “sabor de um gelado”!

  1. ficam mais chateadas se tomam uma decisão errada.

Qualquer pessoa fica aborrecida quando se apercebe que tomou uma decisão errada, claro. Contudo, para uma pessoa extremamente sensível, essa sensação é ampliada devido à reação emocional exacerbada que ela própria cria.

  1. são extremamente observadoras.

Pessoas extremamente sensíveis são as primeiras a perceber os pormenores num determinado ambiente, os sapatos novos que aquela colega de trabalho traz calçados ou, até mesmo, uma mudança no “ambiente de trabalho”.

  1. nem todas as pessoas extremamente sensíveis são introvertidas.

Na verdade, aproximadamente 30% das pessoas altamente sensíveis são extrovertidas, de acordo com Elaine Aron PhD . Ela explica que, muitas vezes, pessoas sensíveis que também são extrovertidas foram criadas numa comunidade onde as pessoas eram próximas; por exemplo num bairro, numa aldeia ou cidade pequena – o que lhes proporcionou a interação com outras pessoas.

  1. trabalham bem em grupo.
    As pessoas demasiado sensíveis são ótimas profissionais e trabalham bem em equipa, devido ao seu pensamento profundo. Porém, encaixam-se melhor desempenhando funções em grupos onde não sejam elas a tomar a decisão final.grupo2
  1. são mais propensas à ansiedade ou depressão (no caso de terem sido alvo de muitas experiências negativas, no passado).

Isto não significa que todas as pessoas híper sensíveis são ansiosas e, na verdade, ter um ambiente de apoio pode ajudar bastante a prevenir isso. Um exemplo, os pais de crianças muito sensíveis precisam de ter uma maior consciência de que elas são fantásticas, mas precisam ser tratadas da maneira correta. Não podem protegê-las demais nem de menos…

  1. “aquele som irritante” irrita muito mais uma pessoa extremamente sensível.

 Ainda que praticamente ninguém goste de ruídos irritantes, as pessoas extremamente sensíveis têm maior sensibilidade ao barulho.

  1. filmes violentos são os piores.

Devido ao alto nível de empatia e à facilidade de ficarem excessivamente estimuladas, filmes violentos ou de terror não serão, certamente, uma boa escolha para essas pessoas.

  1. choram com mais facilidade. choro

E, por isso, é importante que pessoas muito sensíveis não se exponham a situações em que se possam sentir envergonhadas ou onde não é “permitido” chorar facilmente.

  1. são extremamente bem-educadas.

Pessoas extremamente sensíveis também são pessoas altamente conscientes. Por isso, são atenciosas e agem de maneira educada – e também tendem de imediato a perceber quando alguém não tem consideração pelo outro.

  1. os efeitos das críticas são ainda maiores para pessoas extremamente sensíveis.

Elas reagem de forma mais intensa às críticas do que as pessoas menos sensíveis. Como resultado disso, usam muitas vezes certas táticas para evitar críticas; por exemplo, tentam sempre agradar às pessoas (para que não haja o que criticar), criticando a si mesmas primeiro ou evitando totalmente a origem das críticas.

Anúncios

Deixe o seu comentário, por favor.

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s