Antes de mais, devemos refletir sobre o que é ser verdadeiro.

a-verdade-acima-de-tudo-53-728

É muito importante identificar a verdade e saber como usá-la. Ser verdadeiro é priorizar a verdade, independente de qualquer situação. Para isso, temos de ser verdadeiros com todas as pessoas. Para sermos verdadeiros com os outros, temos primeiramente de ser verdadeiros com nós próprios. É absolutamente necessário identificar a verdade e basear as nossas decisões e atitudes a partir dela.

Alguns conselhos que nos podem ajudar a trazer a verdade para a nossa vida e a usá-la devidamente:

 Buscar o conhecimento

Não assumamos a posição de “donos da verdade”. Todos nós temos muito para aprender. Uma pessoa verdadeira tem a verdade como direção e verifica tudo o que chega até ela. Quem é verdadeiro não gosta de falar dos outros sem que “esses outros” estejam presentes e evita; ou melhor, foge do “disse-me que disse” (fofocas, cuscuvelhices). Assim, se quer ser uma pessoa verdadeira, conheça o que se passa com os outros e consigo mesma, mas não faça com que isso seja também do conhecimento de outras pessoas. Seja discreta nas suas análises.

581469_367946283257352_1827334552_n

Usar a verdade para o Bem

Quando se fala da verdade é fundamental ter em conta que ela deve ter como propósito o bem do outro. Portanto, se a verdade que pretendemos defender causar dores numa outra pessoa, devemos evitar ao máximo que essas dores lhe sejam prejudiciais. Façamos com que essa verdade seja restauradora, elucidativa e uma forma de corrigir essa pessoa, sem a magoar. Procuremos a melhor forma de falar e sejamos discretos. Certamente, a pessoa identificará em nós o cuidado e a intenção de ajudar e não de criticar.

Ser humilde

A humildade impede que a verdade seja usada para abusos e ações que prejudiquem outra pessoa. A verdade jamais poderá ser motivo de discórdia, inimizades e dissoluções. Portanto, se pretendemos ser pessoas verdadeiras, cultivemos a humildade dentro de nós e retiremos do nosso coração as “ervas daninhas” que porventura se queiram, nele, instalar. São essas “ervas” que fazem da verdade um fruto mau, uma arma na mão de quem quer espalhar discórdias. Sejamos humildes e a verdade será uma Benção na nossa boca.

“E rejeita as questões loucas, e sem instrução, sabendo que produzem  contendas.
E ao servo do Senhor não convém contender, mas sim, ser manso para com todos, apto para ensinar, sofredor;
Instruindo com mansidão os que resistem, a ver se porventura Deus lhes dará arrependimento para conhecerem a verdade,
E tornarem a despertar, desprendendo-se dos laços do diabo, em que à vontade dele estão presos.”
2 Timóteo 2:23-26

Anúncios

Deixe o seu comentário, por favor.

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s