os-dias-prosperos

Qual é o significado de trabalho para si: realização pessoal ou “tortura”?

Não é por acaso que têm aumentado cada vez mais as queixas de stress relacionadas com as atividades produtivas, com o “Trabalho”.  Ansiedade, angústia, nervosismo, mal-estar e doenças físicase/ou neurológicas podem estar e, muitas vezes estão, diretamente relacionadas com o contexto do próprio trabalho e/ou com a função desempenhada, crescendo a desconfiança pela profissão, às vezes encarada como uma ameaça à própria saúde.

muito-trabalho1

Todas essas queixas podem ser causadas pelo excesso de tarefas, o medo da repreensão e/ou até mesmo da demissão, conflitos interpessoais no próprio ambiente de trabalho ou então pela sensação de não conseguir atingir os objetivos, antecipadamente, traçados.

Pode surgir um desequilíbrio entre o desempenho exigido e a crença de não ter as capacidades para atingi-lo. A distância entre as metas e as expectativas profissionais e as próprias limitações pessoais podem ficar cada vez maiores na mente e criar um profundo mal-estar, assim como a falta de sintonia entre a atividade profissional e os valores pessoais.

Portanto, em alguns momentos da vida da pessoa, pode parecer-lhe que a atividade a que se dedica lembre mais o significado etimológico da palavra, sendo “de punição” e não a concepção contemporânea, “de realização”.  

A origem do termo “trabalho” em praticamente todas as línguas é um pouco diferente do seu significado atual. Originalmente, a palavra carregava uma conotação negativa, de sofrimento, cansaço, exploração e restrição da liberdade individual. Em latim, “labor” significa esforço, dor, pena…

1415092075

Felizmente, uma das maiores conquistas da sociedade contemporânea foi a transformação desse significado. De obrigação destinada aos escravos e prisioneiros, começou a ser uma atividade cada vez mais difundida em todas as classes sociais. Gradualmente, o trabalho passou a ser visto como uma atividade digna, um meio de realização pessoal, de relações sociais e de experiências que influenciam profundamente a identidade pessoal, a autoestima, a autoconfiança e o papel na sociedade.

O trabalho passou a ser um direito do ser humano, um espaço para valorização dos talentos e capacidades individuais, criatividade, satisfação profissional e realização pessoal mas isto tem vindo a desaparecer, gradualmente! Tanta dedicação ao trabalho, quase integral em alguns casos, passou a causar impactos negativos na saúde, deixando o stress, a angústia e o mal-estar infiltrarem-se no dia-a-dia, afetando significativamente o rendimento, os resultados, a performance e a qualidade de vida das pessoas.

Assim, o importante desta análise é saber equilibrar essas duas “identidades”, a profissional e a pessoal. Conhecer-se a si mesmo, saber os seus potenciais individuais e ligá-los, de forma agradável, ao conteúdo profissional pode ser um ponto interessante para viver o trabalho não como um castigo, e sim, como um espaço de plena realização.

qualidades-do-lider-competencias-do-lider-penseoamanha-blogspot-com

Deixe o seu comentário abaixo, por favor.

A sua opinião é Importante 🙂

Anúncios

Deixe o seu comentário, por favor.

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s